
A Organização Curricular do Ensino Fundamental é constituída por uma Base Nacional Comum, complementada por uma parte diversificada que atende às características regionais e locais da sociedade, da cultura e da economia a qual a escola está inserida.
Com a perspectiva histórico-cultural, a São Bernardo propõe oferecer uma educação de qualidade em que perpasse competências e habilidades previstas na BNCC para cada um dos componentes curriculares obrigatórios. Desta forma, a Organização Curricular abrange a formação plena do aluno, capacitando-o para atuar na sociedade com iniciativa, criatividade, autonomia e responsabilidade.
O trabalho pedagógico se organiza a partir do projeto institucional, com as perguntas que correspondem às experiências pregressas, as curiosidades e hipóteses da criança sobre um fato, situação vivida ou um tema de estudo planejado com a professora. As atividades decorrentes organizam e sistematizam as descobertas, privilegiando a integração entre as várias áreas do conhecimento, buscando a interdisciplinaridade e a contextualização.
O Ensino Fundamental da Escola São Bernardo, anos iniciais, tem como objetivo sustentar uma passagem segura e provocadora de curiosidade e inteligência entre a Educação Infantil e essa nova etapa de ensino. Progressivamente, os alunos desenvolvem um sentimento de pertencimento, ganham confiança para explorar o ambiente, criam autonomia, lançam-se aos desafios e caminham rumo as novas descobertas.
A cada etapa do Ensino Fundamental, a trajetória prevista contempla desafios crescentes, por meio de projetos de estudo que abrigam os principais aspectos do desenvolvimento dos alunos: linguagem e capacidade de expressão, psicomotricidade, pensamento lógico matemático e científico, desenvolvimento cognitivo, conhecimento da realidade social, posicionamento político e engajamento nas causas sociais que sejam relevantes e tenham sentido para a própria criança.
Toda essa proposta destaca outros aspectos do desenvolvimento humano, como a afetividade, o trabalho em equipe, o sentido de coletividade, a criatividade, dentre outros, alicerçados no conforto socioemocional e no forte trabalho pedagógico nas habilidades de linguagens, como plataforma propulsora para as demais áreas de conhecimento humano.
A ESB defende a educação como prática de intervenção na realidade social. Não a entende como uma ciência isolada nem tão pouco apreendida mediante categorias de um único campo epistemológico, já que várias áreas do conhecimento congregam o espaço escolar convergindo para a constituição do objeto do conhecimento.
Na Escola São Bernardo, temos turmas até o 5º ano do Ensino Fundamental: 1º ano; 2º ano; 3º ano; 4º ano e 5º ano.

