
Na organização do currículo para Educação Infantil, cabe observar o exercício de dois grandes eixos, funções principais e indissociáveis neste nível de ensino, que são: interagir e brincar, propiciando à criança situações que estimulem sua interação com outras crianças e adultos, favorecendo o desenvolvimento de sua autoconfiança e o enriquecimento de suas experiências, contribuindo para o desenvolvimento positivo da autoestima, valorizando a sua bagagem cultural e todas as suas conquistas.
O currículo da Educação Infantil é definido como um conjunto de práticas que buscam articular as experiências e os saberes das crianças com os conhecimentos que fazem parte do patrimônio cultural, artístico, científico e tecnológico de modo a promover o desenvolvimento integral de crianças de 0 a 5 anos de idade (BNCC, 2017). Ele não poderia, assim, se traduzir em uma lista de conteúdos a serem aprendidos.
Dessa forma, o plano curricular da Educação Infantil ESB está centrado na criança em seus campos de experiências, ambiente em que valorizamos seus interesses para planejar a exploração, investigação, formulação de hipóteses e conclusões – mesmo que temporárias e parciais – sobre si mesmo e seus pares, assim como do mundo que nos cerca, garantindo que cada criança na ESB seja acolhida, amada, protegida e calorosamente provocada às descobertas!
É por meio dessa experiência que a criança constrói sentidos e a escola de Educação Infantil potencializa a socialização e o compartilhamento de diferentes saberes, produzidos por grupos sociais em tempos históricos diversos, pelo encontro multicultural e diálogos em múltiplas linguagens que se travam, de forma privilegiada nesse ambiente educacional, com a participação ativa da criança pequena que interpela esse mundo e age sobre ele.
Na Escola São Bernardo, atendemos crianças a partir dos 2 anos de idade.
Estação 2/3: 2 e 3 anos
Estação 4: 4 anos
Estação 5: 5 anos

