Por Dra. Júlia Duarte Tonani (médica e mãe da Ana)
No inverno, sempre precisamos estar mais atentos aos nossos pequenos, pois essa estação exige cuidados diferenciados para evitarmos doença típicas como resfriados, pneumonias, crises de asma…
Por isso, separei algumas dicas para facilitar a passagem das baixas temperaturas:
1) Evite aglomerações: no inverno, os vírus da influenza e do resfriado comum tendem a permanecerem infecciosos por mais tempo e se replicam mais rápido, por isso é necessário arejar os ambientes e, associado a esse cuidado, lavar bem as mãos para evitar o contágio.
2) Vista adequadamente a criança: não as deixe expostas ao frio, mas evite o superaquecimento. Criança suada está com roupa demais e corre o risco de ficar desidratada. Atente-se também a quantidade de água que ela bebe.
3) Prefira banhos menos quentes e rápidos: mantenha o banheiro fechado para evitar o choque térmico, prefira horários mais cedo quando o frio está menos intenso e lembre-se de observar a pele do pequeno e hidratá-la de maneira adequada.
4) Umidifique o ar e leve as crianças para brincar: normalmente, as noites são mais secas no inverno. Se você estiver percebendo isso pode utilizar umidificadores de ar por cerca de 2 a 3h no quarto delas e lembre-se de que crianças precisam de movimento para serem saudáveis. Ao sair para brincar, prefira horários mais quentinhos e agasalhe os pequenos dentro do necessário.
5) Mantenha as vacinas em dia: todos os anos, temos campanha de vacinação de gripe, além das vacinas pneumocócica e de covid. É importante que a criança esteja sempre com o cartão de vacina em dia, pois assim ela tem menos chance de desenvolver as doenças e de que elas tenham quadros mais leves.
6) Fique atento aos sintomas: se a criança apresentar febre, tosse e/ou nariz escorrendo, você deve procurar atendimento médico com o pediatra ou no posto de saúde e não levá-la à escola para não passar para os coleguinhas.
Caso sua criança esteja com falta de ar, febre há mais de 3 dias, febre muito alta, muito parada e/ou chiando alto, você deve levá-la imediatamente ao pronto socorro mais próximo.
Espero ter ajudado e que nosso inverno seja ameno.

Dra. Júlia Duarte Tonani
CRM 10896 RQE 13694


Deixe um comentário