Lancheira prática e saudável

Published by

on

por Eliany Bahiense (nutricionista e mãe ESB).

A boa nutrição infantil é fundamental para o desenvolvimento ósseo, físico e cognitivo adequado das crianças e os pais têm controle sobre quais alimentos entram em casa e quais são oferecidos às crianças. Conversar com as crianças sobre a importância de uma alimentação saudável, dar bons exemplos e envolver as crianças nas atividades culinárias da casa são atitudes importantes que criam um ambiente favorável para a construção de bons hábitos alimentares.

Montar uma lancheira saudável começa pela importância de valorizar a variedade de alimentos e nutrientes na refeição do seu filho. Crianças precisam comer de tudo, de maneira equilibrada e controlada, sem preocupação com restrições ou dietas. Por isso, uma lancheira saudável conta com pelo menos três tipos de alimentos diferentes: um carboidrato, uma fruta e um tipo de proteína. Opte sempre por carboidratos integrais (batata doce, aipim, milho cozido, bolos e pães integrais, aveias, granolas, etc…), frutas e/ou vegetais fáceis de manipular (como as com casca ou já picadinhas, cenoura cortada em palitos, etc..) e proteínas leves como queijos brancos, carnes desfiadas e até mesmo ovos cozidos.

Outra dica importante é ocasionalmente permitir indulgências para evitar que as crianças vejam certos alimentos como proibidos. Para bem gerenciar essas indulgências, reserve-as para ocasiões especiais, festas de aniversários ou feriados. Ensine seu filho a desfrutar de todos os alimentos com prazer e consciência de moderação.

Seguem duas receitas deliciosas e nutritivas:


1) Pãozinho de mandioca e cenoura

Ingredientes

2 ovos;

4 colheres de sopa de azeite de oliva;

1/4 de xícara de água;

1/2 xícara de mandioca cozida e bem amassada;

1/3 xícara de cenoura ralada;

1 colher de sobremesa de gergelim;

Sal a gosto;

1 e 3/4 de xícara de polvilho azedo.

Modo de preparo: em uma vasilha, coloque os ovos, azeite, água, mandioca, cenoura ralada, gergelim e sal. Misture bem, até obter uma massa homogênea. Acrescente o polvilho lentamente, mexendo e amassando com as mãos até que a massa pare de grudar nos dedos. Modele bolinhas de massa com as mãos e disponha separadamente em uma assadeira. Asse em forno preaquecido a 200°C por cerca de 20 minutos ou até ficarem dourados.

OBS: esse pãozinho de mandioca e cenoura é saudável e ótimo para quem possui restrições alimentares. A receita lembra um pão de queijo, já que é feita com polvilho, mas é totalmente livre de glúten e lácteos.

Rendimento: 8 porções

Tempo de preparo: 45 minutos


2) Bolinho de chuva assado recheado com banana

Ingredientes

1 banana madura e pequena;  

200 ml de leite de coco ou leite de sua preferência;

2 ovos;

1 xícara de farinha de aveia;

1 xícara de mix de farinha sem glúten ou farinha de arroz;

4 colheres (sopa) de açúcar demerara;

1 colher (café) de canela em pó;

1 colher (chá) de fermento químico.

Modo de preparo: amasse a banana e misture aos demais ingredientes. Por último, misture o fermento delicadamente. Unte formas de cupcake e polvilhe uma mistura de açúcar e canela. Coloque um pouco da massa, uma rodela de banana e cubra com o restante da massa. Polvilhe a mistura de açúcar e canela sobre os bolinhos. Asse em forno preaquecido a 200 graus por 20 a 25 minutos.

Você pode substituir o tradicional bolinho de chuva frito por essa versão assada. Com menos gordura e muito mais sabor, essa receita fica ainda melhor recheada com banana. Experimente!


Eliany Bahiense: (27) 99825-5142

IG: @elianybahiense

Deixe um comentário