Por Débora Gardi (professora da Estação 4)
Conviver com o próximo é um dos maiores desafios que devemos encarar. Doar, partilhar, entender e colaborar é um combo difícil, porém necessário para que possamos fazer um bom trabalho e ter um bom desempenho.
Mais desafiador ainda é fazer os nossos pequenos entenderem a importância do trabalho em equipe e empatia com o próximo; e que, com isso, oportunidades virão: novas amizades, descobertas, experiências, o desenvolvimento das habilidades sociais, cooperação, comunicação e até mesmo a resolução de problemas no coletivo.
Realizamos algumas dinâmicas na escola, com o objetivo de que eles trabalhassem juntos para um único propósito, ampliassem o olhar empático para o outro, ter atitudes positivas e dizer palavras legais aos colegas, mostrando respeito a todas as diferenças que temos em nosso ambiente escolar. São crianças e aprendem rápido, mas precisamos incentivar todos os dias.
Nós, adultos, somos os exemplos das crianças. Elas observam tudo a nossa volta, o que fazemos e principalmente o que não fazemos. O exemplo, no mínimo, deve ser dado por nós. Afinal, eles são o nosso futuro.
Dinâmicas: A Teia da Amizade e a Brincadeira do Equilíbrio.





Deixe um comentário