O normal é ser diferente!

Published by

on

Por Sylvana Torres

Vivemos em um tempo de grandes e rápidas mudanças que todos os dias exigem novas posturas, interpretação, renovação de habilidades cognitivas e sociais, assim como o exercício da tolerância e generosidade para valorizarmos as diferenças. Para uma sociedade que preconizava a uniformidade, a homogeneidade e não reconhecia as peculiaridades, isso foi e é um grande desafio.

Se assim ocorre com os adultos, que podem usar da maturidade e muita informação para tentar entender e se posicionar, imagine para nossas crianças… Elas precisam de nossa sensibilidade e ajuda, para compreender a beleza da diversidade, conviver e valorizar esse cenário das diferenças. Já vivemos na escola experiências incríveis, contando sempre com a participação das famílias.

Temos a convicção de que esse novo olhar de acolhimento e carinho nos ajudam a construir uma sociedade mais justa e generosa, apoiadora e ciente de que as diferentes características fazem o criativo, o inovador, o impensável. Estes aprendizados começam na família e tem na escola a sua continuidade e concretude.

É nesse contexto que daremos início ao Projeto “Convivendo” para reafirmar que a escola é de todos, abriga e apoia as diferenças promotoras de crescimento, respeitando o lugar e o papel de cada um. Para que a ação seja sustentável e tenha efetividade, contamos com a participação de todas as famílias.

Para os pais e mães de crianças em condições divergentes, seja TEA, surdas, cadeirantes, com síndrome de down, demais transtornos do desenvolvimento e aprendizagem ou ainda crianças com altas habilidades, todo o nosso apreço, carinho e atenção. Vamos sonhar, trilhar juntos o caminho da integração, felicidade e aprendizado, celebrar cada vitória e recomeçar a cada dificuldade! Contamos ainda com sua ação assegurando aos seus filhos e filhas o diagnóstico e as intervenções extraescolares que potencializarão seus talentos, habilidades e sua rede de relações.

Pedimos e contamos com o apoio das demais famílias, conversando com seus filhos e filhas sobre a importância de um mundo que acolha e respeite as diferenças.

Nós, da escola, nos comprometemos com toda determinação e amor na atividade profissional que abraçamos, com a responsabilidade de criarmos espaços e momentos de convivência saudável e aprendizados para todos.

Agradecemos desde já sua habitual compreensão e adesão, fortalecendo a comunidade ESB.

Deixe um comentário