por Shenia D’Arc Venturim Cornélio (assessora pedagógica)
Ler para as crianças desde cedo é fundamental na formação de leitores! Ouvir ou ler textos diferenciados asseguram o aprendizado das palavras, amplia vocabulário, desenvolve a oralidade, potencializa a escrita, além de promover cidadãos participativos, criativos, críticos e inventivos.
A leitura provoca encantamento, viagem sem tirar os pés do chão, imaginário, descobertas, fascínio, sonhos… É um mundo admirável! E nossas crianças, desde pequenas, adquirem esse gosto por meio das imagens, na voz de um adulto ou até mesmo de um colega.
Mas, o que é ler? É preciso compreender que a leitura não envolve apenas uma tradução de códigos, um mecanismo de decifrar signos. Leitura é encontro entre autor-texto-leitor, portanto lugar de diálogo. Logo, ler é produção de sentidos!
Sendo assim, ao realizar a leitura de um texto (de qualquer gênero ou finalidade) para nossas crianças, não podemos deixar de possibilitar o encontro entre autor-texto-leitor, antes, durante e depois da leitura. Dessa forma, estaremos promovendo hábitos dialógicos e processos de construção de sentidos.
A leitura floresce novas ideias, novos conceitos e novas formas de ver mundo! Que possamos ler sempre e sempre!


Deixe um comentário